Plano de Saúde – Reajustes

Veja outras áreas de atuação

reajuste

A Agência Nacional de Saúde – ANS é a responsável pela regulação dos reajustes a serem aplicados pelas operadoras de Planos de Assistência à Saúde aos seus usuários-beneficiários.

O reajuste, na atualidade, ocorre de duas formas: variação de faixa etária do usuário-beneficiário e anualmente pela variação de custos.

Objetivando a manutenção dos serviços contratados, o reajuste das mensalidades é baseado na variação dos custos dos procedimentos médico-hospitalares, seguindo os seguintes fatores: data de contratação do plano: antes ou depois da vigência da lei que regulamenta o setor; tipo de cobertura: médico-hospitalar ou exclusivamente odontológica; tipo de contratação: planos individuais/familiares ou coletivos (empresariais ou por adesão); tamanho da carteira: planos coletivos com menos de 30 usuários-beneficiários ou planos coletivos com 30 ou mais usuários-beneficiários.

É importante salientar que, ao acessar o site da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), o usuário-beneficiário poderá acompanhar a faixa de reajuste para o seu plano de saúde. As informações relacionadas aos reajustes de mensalidade estão disponíveis no seguinte link: http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/espaco-do-consumidor/reajustes-de-mensalidade.

Esta ferramenta proporciona transparência e permite que os usuários estejam cientes das variações nas mensalidades dos planos de saúde, facilitando o acompanhamento e fornecendo informações úteis para a tomada de decisões relacionadas à sua assistência médica.

Ainda com dúvidas? Fale agora com um especialista diretamente no WhatsApp: